Análise ergonômica do trabalho: O que é? Qual a importância?

Análise ergonômica do trabalho: O que é? Qual a importância?

Saiba tudo sobre a análise ergonômica do trabalho, um estudo para garantir a segurança e a qualidade de vida no ambiente do trabalho 

A análise ergonômica do trabalho é uma das muitas responsabilidades do empregador quanto a manutenção da sua equipe.

Para manter uma equipe bem gerenciada e em constante desenvolvimento, o cumprimento de todos os requisitos legais e que garantem o bem-estar e saúde dos colaboradores é indispensável, e a análise ergonômica é uma dessas obrigações inegociáveis.

Mas para o empregador entender a real importância dessa análise, não basta falar assim por alto sobre o tema, é necessário adentrar as características dessa atividade e entender a sua real importância.

Quer ajuda para terceirizar o seu SESMT?

A CLM pode ajudar você, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Por isso, pensando em facilitar esse entendimento, a equipe CLM | Gestão em Saúde, preparou esse artigo para te mostrar tudo que é preciso conhecer sobre a análise ergonômica do trabalho.

Não deixe de conferir a seguir!

O que é a análise ergonômica do trabalho?

A análise ergonômica do trabalho, comumente conhecida como AET é um estudo que visa adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, garantindo conforto, segurança e saúde no desempenho das suas funções. 

O que são características psicofisiológicas?

As características psicofisiológicas são as propriedades ou qualidades dos processos fisiológicos que estão relacionados aos processos psicológicos; por isso, dizem respeito à mente e corpo do colaborador.

Por exemplo, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a respiração, a temperatura corporal, a atividade elétrica do cérebro, etc. são características psicofisiológicas que podem variar de acordo com o estado emocional, cognitivo ou comportamental de uma pessoa.

A psicofisiologia é o ramo da psicologia que estuda as bases fisiológicas dos processos psicológicos e o funcionamento cerebral. 

O objetivo da psicofisiologia é entender como o corpo e a mente se influenciam mutuamente e como isso afeta o comportamento humano.

Para isso, a psicofisiologia utiliza diferentes técnicas e instrumentos para medir e analisar as características psicofisiológicas em diferentes situações e contextos no ambiente de trabalho.

Como funciona a AET?

A AET é uma exigência da Norma Regulamentadora 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Previdência, que estabelece os parâmetros para a adequação do ambiente laboral.

Essa Norma Regulamentadora define a ergonomia no trabalho como um conjunto de disciplinas que visam adaptar o ambiente de trabalho e as interações entre o homem e as máquinas ou equipamentos às características psicofisiológicas do trabalhador, proporcionando conforto, autoestima e eficiência no desempenho. 

A norma também estabelece os critérios para organizar o ambiente de trabalho de acordo com as condições psicofisiológicas do trabalhador, garantindo conforto, segurança e saúde.

Qual a importância da análise ergonômica do trabalho no âmbito empresarial?

A importância da análise ergonômica do trabalho está relacionada aos benefícios que ela proporciona tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. 

Em primeiro lugar, focaremos nos benefícios que as empresas usufruem com a AET. Entre eles, podemos citar:

  • Redução de custos com afastamentos, indenizações, multas e processos trabalhistas, decorrentes de acidentes ou doenças causadas por condições inadequadas de trabalho;
  • Melhoria da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, pois um trabalhador saudável e motivado tende a ser mais eficiente e comprometido com os resultados;
  • Cumprimento das Normas legais estabelecidas e com isso, afastamento dos riscos fiscais.

A importância da análise ergonômica do trabalho para os colaboradores?

Para os colaboradores existem benefícios claros, por exemplo, a prevenção de doenças ocupacionais, como lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, que podem afetar a qualidade de vida e a capacidade produtiva dos trabalhadores.

Além disso, o cuidado com a saúde e bem-estar do colaborador gera o aumento da motivação e da produtividade dos trabalhadores, afinal um ambiente confortável e seguro favorece o desempenho das tarefas com menos gasto de energia e mais satisfação.

Entenda mais sobre a importância dessa análise, veja a seguir:

Quem pode fazer a análise ergonômica do trabalho?

A princípio, é preciso entender que não há uma norma legal que defina quem pode fazer a AET, mas é necessário entender que a análise sobre quesitos de saúde é de responsabilidade de profissional capacitado na área.

Portanto, é preciso que o responsável pela tarefa tenha conhecimento e formação na área da ergonomia, seja no período de graduação, ou em uma especialização. 

Alguns dos profissionais que podem fazer a AET são:

  • Fisioterapeutas (com habilitação em ergonomia)
  • Médicos do trabalho (com habilitação em ergonomia)
  • Engenheiros de segurança do trabalho (com habilitação em ergonomia)
  • Educadores físicos (com habilitação em ergonomia)
  • Ergonomistas (profissionais com especialização em ergonomia)

Esses profissionais devem possuir registro em seus respectivos conselhos de classe e seguir as diretrizes da NR-17 para realizar a AET.

Como garantir precisão na análise ergonômica do trabalho em sua empresa?

Para garantir precisão na AET em sua empresa, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados e experientes, que possam realizar um diagnóstico completo e detalhado das condições de trabalho e das necessidades dos trabalhadores. 

Por isso, aqui na CLM | Gestão em Saúde, oferecemos serviços e soluções na área de gestão em saúde e segurança no trabalho.

Com consultoria técnica em todos os programas definidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, gerência ambulatórios médicos internos e desenvolve projetos especiais voltados à promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores. 

Aqui contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados em ergonomia, que podem realizar a AET com qualidade e eficiência. 

Conte conosco e garanta a segurança da sua empresa e colaboradores.

PRESSIONE AQUI E CONTE COM APOIO ESPECIALIZADO!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recommended
PPP Eletrônico: saiba como a sua empresa deve emitir! Domine…
Cresta Posts Box by CP